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Os mercados e  profissionais precisam se adequar e se manter atualizados diante das informações e dos fenômenos ao seu redor, por isso conteúdo é tão importante.

Storytelling, você sabe o que é?




O ato de contar histórias é ancestral. Desde o começo da humanidade, antes mesmo da escrita, o ser humano contava histórias para transmitir ideias e ensinamentos através da emoção.  

A publicidade, como representação da sociedade e do comportamento humano, sempre contou histórias para vender produtos e serviços. Hoje, essa maneira criativa ganhou uma denominação mais atual: storytelling.

Storytelling é um termo em inglês formado pelas palavras "story", que significa história e "telling", que significa contar. Mais que uma mera denominação relacionada à narrativa, o storytelling é a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma eficaz, emocionante e marcante.

Contando boas e cativantes histórias, você cria personalidade para marca, mesmo que trabalhe um tema usual, pois coloca uma visão exclusiva associada à empresa, apresentando assim uma história original.

Para transmitir sua ideia através do storytelling, você pode utilizar elementos específicos, como personagem, ambiente, conflito e uma mensagem, em eventos com começo, meio e fim.

E acredite: é possível fazer tudo isso em um filme de 3 minutos para a Internet ou em um comercial de 30 segundos para a TV.


Por que o sotrytelling é tão utilizado na publicidade?


1. Porque histórias chamam a atenção.


Apesar de ser uma maneira muito usual na publicidade, a técnica de contar histórias ganhou força com o aumento dos meios de comunicação e, consequentemente, com o excesso de informação. 

Em 1971, o economista norte-americano Herbet Simon criou o termo “economia da atenção”, ao observar que a quantidade de informações só iria crescer nas próximas décadas. Por outro lado, a atenção humana não se desenvolveu no mesmo ritmo. Quer dizer que, proporcionalmente, quanto mais informações lidamos no dia a dia, mais a nossa atenção será escassa.

É aí que entra o storytelling. Como o volume de informações hoje é gigantesco é preciso destacar a mensagem para ser percebido, fisgar a atenção do consumidor. E uma das maneiras mais eficazes de dar qualidade à mensagem em meio a tanta quantidade de informações, é contando histórias.

Histórias cativam, atraem a atenção e principalmente envolvem um fator muito humano, biológico e emocional.


2. Porque histórias criam identificação.


Uma das características da publicidade é gerar identificação. De forma bem resumida: eu vejo tal pessoa utilizando tal marca e me identifico, por isso consumo o produto. 

Mostrando tal relação através da uma história é possível fazer com que o consumidor se imagine no papel do personagem principal, o que favorece a identificação. 


3. Porque histórias emocionam (e vendem).


A publicidade é um segmento de negócios voltado ao sistema capitalista, mas não é por isso que suas mensagens precisem ser invasivas e diretas para vender. É preciso, também, emocionar. 

Já faz tempo que as pessoas analisam os produtos com muito mais amplitude e fazem suas escolhas não apenas pelas qualidades e atributos que eles oferecem. A filosofia da empresa, suas atitudes diante dos acontecimentos, seus métodos de trabalho e seus valores ganharam importância para o consumidor na decisão de compra.

Para mostrar essa postura das empresas, seus valores e comportamentos, um bom caminho é a emoção. E nada como uma boa história para emocionar as pessoas. 

Nesse sentido, o storytelling é uma ferramenta muito importante. Porque ao contar suas histórias, a empresa cria relações de afeto entre a marca e o consumidor, facilitando a sua imagem e as suas vendas. 

A Ego Comunicação há 40 anos conta histórias para emocionar as pessoas, através das marcas que atendemos. Se quiser saber mais sobre o sotrytelling, fale com a gente.



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