top of page

Nossos

CONTEÚDOS

#CONTEUDO

Os mercados e  profissionais precisam se adequar e se manter atualizados diante das informações e dos fenômenos ao seu redor, por isso conteúdo é tão importante.

O que podemos aprender sobre marketing e criatividade com a série Mad Men



Se você já ouviu falar da série Mad Men, provavelmente trabalha com publicidade. Ou se interessa muito pelo assunto. Considerado um fenômeno mundial, o seriado foi lançado em 2007 e durou até 2015. Ambientando na Nova York dos anos 1960, ele traz características, curiosidades e ensinamentos sobre o universo do marketing e da publicidade.


Seu protagonista, o Diretor de Criação Don Draper, utiliza com genialidade, e muita autoconfiança, as aplicações e técnicas criativas que mostram como vender com eficácia produtos e marcas, incluindo a própria marca pessoal.


Ao longo das suas 7 temporadas e 92 episódios, Mad Men colecionou diversos prêmios e representou com realismo o cenário intenso, eletrizante e surpreendente das icônicas agências de publicidade da Madison Avenue (daí o nome “Mad Men).


Utilizando como consultores muitos publicitários da época e atuais, Mad Men trouxe à tona, par o grande público, importantes ensinamentos que são aplicados por muitas agências ainda hoje. Afinal, mais do que ensinamentos, são valores atemporais.


Veja a seguir alguns deles:


Ouça e entenda o seu público-alvo

Don Draper, em suas campanhas, sempre destaca a importância de entender quem é o seu público-alvo e entender o que ele quer. Isso não necessariamente esteja apenas em ouvi-lo, mas também em compreendê-lo e assim antecipar o que ele precisa.


Por isso, a linguagem e o tom da campanha devem estar alinhados com os anseios do público-alvo, representada nos textos, imagens, aúdios e vídeos. Entendendo a sua dor e solucionando o seu problema.


A criatividade sempre será a essência

Em todos os setores do mercado, e principalmente na publicidade, a inovação é a criatividade são condições primordial para o sucesso. Essa afirmação está sempre presente em todos os episódios de Mad Men.


Para que isso aconteça, os personagens mostram a importância de pesquisar e estudar o produto e os concorrentes, na busca pela ideia original. Essas informações, juntamente com referências externas relacionadas à moda e às artes, ajudam a vender o produto além de suas características e funcionalidades, mas também através das sensações que ele provoca.


Entre na mente dos seus clientes

Don Draper mostra na série que é fundamental entender a mente do cliente, saber como ele pensa e pensar como ele. Por vezes, ele revela que isso ajuda a influenciar o poder de decisão do cliente, direcionando-o para aquilo que o criativo quer. Ou seja, para a solução que ele considera ser a melhor.


Dê atenção especial à qualidade dos conteúdos produzidos

Tão importante quanto a linguagem das peças são a produção e o conteúdo delas. Não apenas “o que” é dito, mas também “como” é dito.


Dar uma atenção especial à produção dos conteúdos ajuda a apresentá-los da melhor forma e essa sensação é percebido pelo público e associada à marca e ao produto.


Conteúdos de qualidade produzidos com qualidade dão mais credibilidade e confiança, fatores essenciais para a decisão de compra.


Mad Men retrata o universo da publicidade realmente?


Mad Men é uma obra ficcional que se baseia no dia a dia das grandes agências. Apesar de ser ambientada nos anos 1960, muitas das situações retratadas se assemelham com o que acontece na vida real.


Independentemente das situações, os valores, princípios e relações entre agência e cliente apresentados mostram com clareza a essência do negócio da publicidade, e por isso mesmo são atemporais.


Assistir a Mad Men é mergulhar fundo nesse universo intenso e desafiante do marketing. E, se você trabalha nessa área, certamente será inspirador maratonar a série.

23 visualizações0 comentário
bottom of page