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Como realizar ações de marketing para pequenas empresas



Em geral, pequenas empresas têm algumas dificuldades para aplicar um marketing assertivo. Com um pouco de conhecimento e investimento otimizado é possível render bons frutos na conversão de resultados!


O primeiro ponto a se destacar é o fato de que ações eficazes de marketing podem e devem ser aplicadas por pequenas e médias empresas, sem que isso signifique altos investimentos.


Mesmo com verbas reduzidas, é possível elaborar uma boa estratégia de marketing, evidenciando a empresa e convertendo boa exposição em vendas. Veja algumas dicas:


Defina claramente seus objetivos


É fundamental que você tenha em mente os seus objetivos, para que então seja elaborada uma estratégia eficiente. Você pode ter como meta principal aumentar as vendas. Ou então fidelizar o seu atual público. Até mesmo divulgar um novo posicionamento ou mudança na sua empresa. O importante é ter claramente qual o principal objetivo a ser atingido. E seguir nesse foco.


Trace uma estratégia


Para traçar uma boa estratégia o caminho é conhecer bem o seu cliente, atual e potencial. Isso vai além da sua faixa etária, localização geográfica e classe social. Conhecer bem o seu cliente envolve compreender o seu comportamento de compra, seu estilo de vida e suas preferências, o que ele assiste por quais meios se comunica.

Dessa forma, é mais fácil traçar uma estratégia que leve a sua comunicação até ele, com a mensagem que vai encantá-lo.

Nesse aspecto, o marketing digital tem se mostrado cada vez mais uma opção vantajosa para a realização de ações. As ferramentas disponíveis hoje oferecem alto impacto na divulgação segmentada da mensagem com baixo investimento.


As ações de marketing digital possibilitam, ainda, criar e direcionar conteúdo relevante para um público específico, atraindo, engajando e convertendo-o em consumidor. Trabalhando, assim, um relacionamento de credibilidade e confiança.



Exemplos de ferramentas digitais


Os meios digitais oferecem uma comunicação direta e interativa com o consumidor, sem a necessidade de intermediários. Por outro lado, o público cada vez mais utiliza a Internet, seja para buscar informação, seja para ter entretenimento e também para realizar compras.


Além disso, a comunicação digital não tem o custo de impressão presente em materiais gráficos como folhetos e malas-diretas.


Veja algumas opções:

Site

É de grande importância desenvolver e manter um site de fácil navegação, para reunir informações da empresa, conteúdo relevante e até mesmo e-commerce.


Blog

O conteúdo relevante que falamos no item anterior pode estar agrupado no blog da empresa. Esse conteúdo tem o papel também de atrair novas audiências e por isso, além de estar no site, pode ser compartilhado em outras redes e sites. O assunto, geralmente, deve trazer algo relevante para o público, sempre relacionado com a empresa.


Redes sociais

Consideradas as “queridinhas” do marketing digital, as redes sociais são hoje um canal indispensável para empresas de todos os tamanhos, principalmente as pequenas!


Cada smartphone, tablet e PC representa um consumidor em potencial, pronto para ser impactado. Tudo isso de forma personalizada, segmentada e assertiva.


São tantas opções – Facebook, Instagram, Tik Tok, LinkedIn, Twitter, Youtube....que se torna imprescindível conhecer bem o público para integrar uma ação mais eficaz, afinal não é preciso utilizar todas as redes para alcançar os melhores resultados.

Há também a necessidade de promover as redes escolhidas, através de patrocínio de páginas e impulsionando as publicações, para gerar melhores resultados.


Google AdWords

Todos nós, uma ou mais vezes ao dia, recorremos ao Google para buscar informação. A praticidade facilita o dia a dia, uma conveniência que faz parte da vida das pessoas.


A ferramenta AdWords é muito importante para mostra com destaque a sua empresa, dentro do assunto de busca, garantindo sua melhor visibilidade.


Mostramos aqui alguns exemplos gerais que contribuem para as estratégias de marketing de pequenas empresas. Existem outras, é claro. Aliás, para cada empresa é possível elaborar uma estratégia personalizada, com outras ferramentas que ajudem a otimizar a verba.


Ser você se interessou, entre em contato com a gente.

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