Nossos

CONTEÚDOS

#CONTEUDO

Os mercados e  profissionais precisam se adequar e se manter atualizados diante das informações e dos fenômenos ao seu redor, por isso conteúdo é tão importante.

Marketing para pequenas empresas



Em geral, pequenas empresas têm muitas dificuldades quando o assunto é marketing. Com um pouco de conhecimento e investimento otimizado é possível render bons frutos na conversão de resultados!

Diariamente, muitas empresas entram em contato buscando informações, solicitando propostas de trabalho etc. Uma grande parte vem direcionada pela sua busca na internet e logo essas se configuram, em sua maioria, como pequenas e médias empresas, dentre alguns nichos específicos de mercado, como varejo e serviços (dos mais variados).

Para essas empresas, uma dúvida preocupa seu plano de crescimento: estratégias de marketing. Muitos acreditam que empresas de pequeno e médio porte não têm como investir em ações de marketing por causa dos altos investimentos.

Mas, ao contrário do que se pensa, mesmo uma empresa com verba reduzida consegue elaborar uma boa estratégia, otimizando seus investimentos em ações altamente relevantes e colocando sua marca em evidência. Acompanhe as dicas!

Seja objetivo

O primeiro passo é definir seus objetivos, você pode ter objetivos distintos, sejam eles demonstrar aos clientes que entende as necessidades deles, ajudar os clientes a avaliarem sua oferta e o que eles precisarão, desenvolver seu trabalho de marca, aumentar suas vendas ou mesmo fidelizar seu cliente.

O importante é o foco. Trace um objetivo e siga em frente.

Tenha uma estratégia

Entender seu cliente é a fórmula para o marketing. E para fazer isso, nada melhor do que com uma estratégia bem alinhada, tendo conhecimento de quem é seu cliente em potencial, onde ele está, do que ele gosta (afinal, hoje em dia não adianta apenas saber sua faixa etária ou a qual grupo socioeconômico ele pertence).

Tendo dados mais estratificados fica mais fácil compreender o comportamento do consumidor e logo traçar o caminho para atingi-lo de forma eficaz, buscando sempre a conversão deste trabalho em lucro!

Para empresas que não possuem uma grande verba para investir, uma boa ideia é desenvolver ações a partir do marketing digital. Ferramentas virtuais de alto impacto na propagação de informações, conteúdo e com baixo investimento às demais ferramentas possíveis nas estratégias de divulgação. Nesta perspectiva, é necessário criar e distribuir conteúdo altamente relevante que visa atrair, engajar e converter o público-alvo da sua empresa.

O objetivo dessa estratégia é criar um canal de relacionamento e confiança com público, gerando o interesse dele pela sua empresa.

Quais ferramentas usar?

Na era digital, e que a cada dia chama mais atenção para o desenvolvimento de canais diretos com o consumidor, a melhor pedida vem com as ferramentas do universo on-line. As pessoas anseiam por informação e a buscam constantemente na internet, pois têm a necessidade de ter uma visão mais próxima do trabalho realizado por uma empresa a qual estão buscando, além das facilidades de acesso virtual.

Desenvolver materiais para o meio on-line é relativamente mais barato do que outras ferramentas, e se conseguir formar um conteúdo relevante, acaba influenciando muito na condição de interesse do consumidor.

Boas opções para sua empresa podem ser:

Site

Desenvolver um site bem estruturado, com fácil acesso às informações e mantê-lo sempre atualizado e integrado à outras ferramentas aumenta a competitividade no espaço on-line.

Blog

Gerar conteúdo é muito importante, porém devemos cuidar para não extrapolar com qualquer assunto. Para atrair novas audiências, devemos gerar conteúdo relevante e que condiz com a busca de informações do nosso consumidor.

Além disso, compartilhar esses conteúdos em outras redes, sites ou blogs também pode te ajudar a ganhar mais acessos e configurar novos clientes.

Redes sociais

Atualmente as pessoas andam de cabeça baixa, seja nas ruas, nos restaurantes entre tantos outros lugares e isso tem uma explicação. Não é pela crise e sim pelas redes sociais. Neste mundo basicamente virtual, onde telefonar foi trocado pelo digitar, o acesso às informações é feito via smartphones e tablets, além dos tradicionais computadores.

Com a popularização da internet, foram criados novos canais de comunicação. E com o interesse da população por esses novos espaços, eis que surgem mais algumas ferramentas para as empresas ampliarem sua visibilidade de marca. As redes sociais se transformaram em um meio midiático de alto impacto.

Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, YouTube, Google+, Pinterest, entre tantos outros mecanismos de integração, o que usar?

Primeiramente conheça seu público. Saiba quais dessas ferramentas se adequam ao perfil deles, bem como o potencial de conversão, seja como ativo de marca, seja como vendas.

Sim, é possível transformar suas redes em uma ferramenta de vendas, desde que elas tenham uma estratégia perspicaz e objetiva e um conteúdo de qualidade que realmente seja de interesse do consumidor.

Mas não ache que só ter uma página ou perfil vai lhe ajudar, é preciso investir de forma controlada na promoção destas redes, patrocinando páginas, impulsionando publicações e investindo na aquisição de seguidores de qualidade. Promover suas redes pode trazer bons resultados!

Google AdWords

Algum dia você sentiu aquela vontade de comer uma pizza no meio da noite, mas não tinha o telefone de nenhuma pizzaria? Garanto que pediu socorro ao Google. E essa é a beleza da internet: a praticidade e comodidade de buscar as suas reais necessidades.

É por isso que usar a ferramenta AdWords é de suma importância nos dias de hoje. Ter um site e fazer com que ele esteja ranqueado da melhor forma possível dentro das possibilidades de investimento, a qualquer hora, e para qualquer pessoa, pode garantir que sua empresa esteja visível e vai ajudar o consumidor a te achar. Quem não é visto, não é lembrado.

Estar visível na hora e momento em que um consumidor precisa é 50% de chances para engatilhar uma venda. Basta atender, negociar e fechar!

Não tem desculpas, seja grande ou pequeno, com o conjunto de ações que abordamos é possível aparecer para o mercado e para os seus consumidores. Se quer saber mais sobre as dicas acima, ou conhecer outras estratégias e ferramentas para empresa de pequeno e médio porte, entre em contato.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo