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Como vender pelas redes sociais


As redes sociais são uma realidade do mundo virtual. Pesquisas recentes apontam que mais de um bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais. Nós, brasileiros, não ficamos atrás: somos a segunda maior população a passar mais tempo na internet. 

As redes sociais fazem parte da vida das pessoas e, cada vez mais, da vida das empresas. Por isso, viraram ferramentas de comunicação essenciais para atrair e fidelizar clientes. Mais do que isso, para ampliar o faturamento. Mas, como vender pelas redes sociais? Veja algumas dicas interessantes que podem te ajudar nesse processo.

1. Conheça as peculiaridades dos principais canais.


Para aproveitar melhor as possibilidades que os canais podem oferecer, é importante entender as particularidades de cada rede social. Use-as da melhor forma possível e agregue valor à comunicação da sua empresa. 


Instagram

Mostre o cotidiano do negócio com fotos e vídeos curtos. Você pode usar e abusar das hashtags (#). Elas são capazes de expandir o alcance da sua empresa e tornar sua marca mais conhecida. 

Youtube

É uma das redes mais consumidas. Permite explorar vídeos em diversos formatos: séries, entrevistas, conteúdo sobre como fazer algo e muito mais. Você pode contar histórias sobre a empresa, mostrar seu produto sendo utilizado, apresentar testemunhais e muito mais.

Facebook

É uma ferramenta que pode reforçar a presença digital da empresa por meio da interação com os clientes. Além disso, divulgar sua empresa nesse canal tem um custo relativamente baixo.

WhatsApp

Apesar de não ser uma rede social, o WhatsApp é muito utilizado para complementar a atuação. Você pode convidar seus clientes por meio das redes sociais e ter mais informações através desse aplicativo, permitindo uma negociação personalizada. Mas tome cuidado com essa interação. Ela deve ser feita de forma consciente e não invasiva.

Twitter

Atualmente é uma das melhores plataformas para a publicidade. Você pode difundir conteúdo facilmente e criar engajamento com seus seguidores. Mas é importante avaliar se faz sentido para o seu negócio, porque o Twitter tem uma característica mais jornalística, de compartilhamento de informações em tempo real.


2. Privilegie a qualidade da comunicação.

De forma geral, as redes sociais são espaços que valorizam o visual. Utilize imagem e materiais de boa qualidade e pense em ações focadas em interação, que é fundamental para conquistar engajamento do público. 

A criatividade não tem limites, use e abuse dela. Você pode diversificar conteúdos, por exemplo: uma loja de calçados pode divulgar tendências da moda em sapatos de salto alto ou sobre os diferentes tipos de tênis para corrida. 


3. Avalie a possibilidade de canais de venda.

Você pode ter uma presença forte nas redes sociais e comercializar seus produtos sem, necessariamente, ter um e-commerce. Cabe a você avaliar a real necessidade e a viabilidade de desenvolver esse canal de venda.

Você pode, por exemplo, divulgar pelo Instagram, encaminhar mais informações por WhatsApp e fechar a venda por esse mesmo aplicativo, usando um meio de pagamento online. Faça um bom planejamento e organize-se para não prejudicar nem o cliente nem o seu negócio.

Lembre-se que existem regras às quais deve ficar atento para regulamentar a atuação do seu negócio. Por isso, analise o que é mais interessante para a sua empresa de acordo com a sua realidade.

4. Defina o seu público-alvo.

Para ter uma comunicação eficaz que gere resultados, é fundamental definir o perfil do público-alvo que você deseja atingir. Diferentemente de outros canais, como televisão e rádio, as redes sociais permitem que as informações sejam direcionadas de forma muito precisa para um público muito específico. 

Para saber ainda mais como vender pelas redes sociais, fale com a gente. A Ego Comunicação tem expertise para criar, promover a gestão e analisar dados para que a sua campanha nas redes sociais alcance os melhores resultados.

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