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Tendência na comunicação em 2021



Para conseguir se antecipar e fazer com que o seu negócio esteja sempre atualizado, é necessário estar ligado nas tendências. Na matéria de hoje vamos falar um pouco sobre as principais tendências da comunicação em 2021!

Podcasts como estratégia de marketing e difusão de conteúdo

Os podcasts e aplicativos de voz (Clubhouse) realmente se destacaram este ano e não parece haver sinais de desaceleração. Em abril de 2020, havia, em média, 30 milhões de episódios de podcast disponíveis para transmissão. Esse número é ainda mais destacado pela comparação com os 18,5 milhões de episódios de podcast em 2018.

Os podcasts são uma maneira conveniente para os users obterem informações durante a sua rotina, enquanto treinam, cozinham ou em outros momentos em que a leitura pode ser difícil. Isso sem se esquecer do apelo do toque pessoal e autêntico do conteúdo sonoro.

E-commerce em alta

Outra tendência é a otimização das redes sociais para compras. Se a sua marca trabalha ou pretende trabalhar com o e-commerce, investir nessa área será fundamental. As redes sociais em 2020 ganharam ainda mais apelo. O isolamento social, causado pela pandemia, fez com que os negócios enxergassem no modelo de vendas online uma plataforma essencial. Para ter uma ideia, 72% dos usuários do Instagram dizem que compraram um produto que viram no aplicativo.

A dica é aprimorar a presença nas redes sociais e uma boa maneira de fazer isso é marcar produtos em postagens e stories para incentivar o comportamento de compra e tornar mais fácil para os usuários adquirirem diretamente. Além disso, as ferramentas "shop", disponibilizadas por Facebook e Instagram, podem fazer com que os seus seguidores se tornem seus consumidores em apenas alguns cliques.

Ativismo e posicionamento da marca

Uma das principais tendências é o ativismo, isso porque observamos várias marcas que decidiram abraçar causas específicas, incorporando isso em seus valores. Esse detalhe é importante, já que a comunicação precisa transmitir verdade e uma marca precisa dar sempre o seu posicionamento.

Casos como a Ben & Jerry’s defendendo a bandeira da sustentabilidade, a Nike tendo como garoto-propaganda o jogador de futebol americano e ativista contra o racismo, Colin Kaepernick, além do Bradesco se posicionando a favor da diversidade serão cada vez mais comuns, até pela cobrança dos consumidores. Incluir a sua empresa nos debates travados pela sociedade será uma forma cada vez mais comum de aproximar a sua marca do consumidor.

Vídeos curtos e sucintos

Provavelmente você já deve ter cogitado investir na produção de vídeos curtos para a sua marca em 2020, já que foi um dos maiores boom. O TikTok teve um crescimento exponencial em 2020, atingindo a marca de 2 bilhões de downloads. Esse crescimento fez o Instagram se mexer e investir pesado no formato "reels", como forma de concorrer com o TikTok nesse nicho de vídeos de até 1 minuto.

Ambas as plataformas incentivam a criação de vídeos inusitados, de cortes rápidos e com mensagens diretas. O crescimento do formato é uma das tendências para a comunicação em 2021, com as marcas investindo cada vez mais nessa comunicação descontraída com o seu público.

Curtiu as tendências? Qual você acha que as marcas vão adotar?

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