Nossos

CONTEÚDOS

#CONTEUDO

Os mercados e  profissionais precisam se adequar e se manter atualizados diante das informações e dos fenômenos ao seu redor, por isso conteúdo é tão importante.

Realidade aumentada e virtual no marketing



O marketing tradicional e o digital estão constantemente em busca de inovações na forma de se comunicar com o público, para que assim obtenham melhores resultados. Uma das formas de atingir esse objetivo é utilizar as diversas ferramentas tecnológicas que surgem frequentemente, como a realidade aumentada.

Esta tecnologia transforma a maneira com que as marcas se conectam com os consumidores, gerando novas experiências e praticidade para o cliente. Continue a leitura para entender mais detalhes sobre como ela funciona e como aplicá-la no marketing digital.


O que é realidade aumentada?

A realidade aumentada permite a interação do mundo virtual com o real de uma forma inovadora e imersiva. Você já jogou Pokémon Go ou pelo menos se lembra do fenômeno que ele foi há alguns anos? Esse é um bom exemplo para começar a entender como essa tecnologia funciona. Ela aproxima o físico do digital.

É importante lembrar que a realidade aumentada é diferente da realidade virtual. Na virtual é preciso utilizar óculos especiais para interagir com o ambiente criado digitalmente por computadores. Enquanto na aumentada, apenas um dispositivo móvel, como um smartphone, já é o suficiente.


Como aplicar a realidade aumentada no marketing

No marketing, a realidade aumentada é uma ferramenta muito útil para desenvolver experiências melhores para os consumidores. É possível aplicá-la em:

Divulgação publicitária

As redes sociais (Facebook, Twitter, TikTok, etc) são um dos principais meios de divulgação na atualidade. Pelo Instagram Stories, por exemplo, é possível fazer campanhas publicitárias utilizando a realidade aumentada por meio dos filtros. A viralização desse recurso aumenta a visibilidade das marcas e seus produtos ou serviços.

Mas lembre-se de criar conteúdos estratégicos que façam parte de um planejamento para aumentar as conversões interessantes para o seu negócio.


Teste antes de comprar

Uma das inovações que a RA permite é a experimentação virtual, ou seja, um cliente pode testar como o produto vai ficar antes de comprá-lo. Por exemplo:


  • Uma marca de tintas disponibiliza uma ferramenta em seu site para que as pessoas vejam como as cores ficariam em suas paredes;

  • Uma empresa de pisos que desenvolve um simulador digital para os consumidores verem como o revestimento ficaria no chão de suas casas;

  • Um aplicativo em que é possível ver o catálogo de móveis e testar virtualmente como ficariam no ambiente desejado;

  • Dispositivos que permitem experimentar virtualmente como uma roupa ficaria no corpo;

  • Entre outras.

Interações

Outra forma de aplicar essa tecnologia é o uso de QR Code. Seja na rua, pela TV ou até mesmo na internet. Os QR Codes são utilizados em vários lugares e com diversos objetivos. Eles podem levar a pessoa para sites, imagens, para obter algum desconto, para ter acesso a determinados locais e até para pagamentos.

O que acha dessa transformação digital? Temos muitas outras dicas no nosso Instagram, segue lá pra acompanhar!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo