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Os mercados e  profissionais precisam se adequar e se manter atualizados diante das informações e dos fenômenos ao seu redor, por isso conteúdo é tão importante.

Por que o comportamento do consumidor influencia o SEO?




Quando o assunto é comportamento de busca, você deve saber que para se manter na cabeça das pessoas e no topo das listas de pesquisa, fazer a marca ser reconhecida no mercado online e digital deve ser uma prioridade.

O SEO é uma forma de entender as pessoas e como é o comportamento delas ao utilizar os buscadores para conseguirem as respostas para o que é pesquisado.

O comportamento de busca é a forma e o intuito do usuário ao fazer aquela determinada pesquisa. Podemos definir como a união de todas as impressões, interpretações, atitudes e influências que conduzem as pessoas até a decisão de compra.

Entender esse comportamento ajuda não apenas a realizar uma pesquisa de palavras mais eficiente, mas também, na produção de conteúdo qualificado para esse consumidor.

Um erro que muitos profissionais de marketing digital cometem quando o assunto é ranqueamento, é não estudar o usuário e focar apenas no uso de palavras-chave. É de extrema importância coletar os dados do seu consumidor para melhorar o ranking.

Algumas perguntas básicas que você deve responder ao analisar o comportamento do usuário:

  • quando?

  • onde?

  • como?

  • por que o meu público decide realizar a compra?


Com isso, você pode identificar um padrão de comportamento para aumentar as taxas de conversão de venda.

Além disso, quando se trata do consumidor e seu comportamento, lembre-se que ele pode até esquecer o que você escreveu ou fez, mas nunca esquecerá o que você o fez sentir. Quando ele consegue a resposta que ele queria em um conteúdo seu, ele com certeza vai lembrar que quem solucionou a dor que ele tinha, foi o seu produto.

Os tipos de comportamento de busca do consumidor

Como já dissemos acima, é fundamental estar por dentro do tipo de comportamento que o seu usuário mais tem. Para ajudar você nessa tarefa, trouxemos os tipos mais costumeiros de pesquisa dos consumidores. Confira abaixo:

1. Busca Local

Como o próprio nome sugere, a busca local no Google ocorre quando o usuário está atrás de um produto ou serviço que esteja perto dele ou ao redor.

Por exemplo, quando uma pessoa busca “salão de cabeleireiro em Santos”. Veja que a própria busca já traz o local e sugere que ela também está em Santos. Assim, as intenções são muito claras, ela não aceitaria outro local que não aquele em que ela fez a pesquisa.

2. Busca Transacional

Nas buscas transacionais, geralmente, o consumidor tem em si a intenção clara de comprar algo.

Por exemplo, quando um estudante ou alguém muito interessado no mundo do marketing digital procura por “Livro de marketing digital”, podemos entender que essa pessoa tem a intenção de adquirir algum livro sobre o tema.

Assim, o próprio Google sugere diversos livros com seus preços como uma exposição de produtos.

3. Busca Navegacional

Na busca navegacional o comportamento de busca do usuário está diretamente ligado a encontrar um site ou informação específica. Por exemplo, quando alguém pesquisa por “site ego comunicação”. Vemos que a intenção de busca é encontrar o endereço do site.

4. Busca Informacional

Neste caso, o consumidor está fazendo uma busca querendo extrair informações sobre determinado assunto, mas sem intenção de realizar uma compra naquele momento. Por exemplo, quando alguém busca por “quanto custa produto x”.

Podemos deduzir que essa pessoa está buscando por custos que estão incluídos ao se realizar um casamento, não necessariamente está querendo um lugar ou alguém que possa realizar um.

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

Errado quem acha que não existem fatores externos que podem influenciar no comportamento de busca do consumidor. E acredite, existem maneiras identificar alguns deles, confira como:

  • fatores culturais – talvez os principais fatores que influenciam a decisão de compra e de busca do consumidor, sejam os culturais. Isso porque esse setor engloba os gostos, interesses e costumes das pessoas, sendo aspectos extremamente relevantes para uma análise de SEO, por exemplo;

  • fatores sociais – já nos fatores sociais, são englobados os lugares que a pessoa frequenta, as amizades, tipos de relacionamentos que ela leva e tudo isso é uma grande influência no que ela pesquisa e compra;

  • fatores econômicos – um outro fator que tem muita importância para entendermos o comportamento de busca dos consumidores, é o momento econômico em que ele se encontra. Principalmente em buscar transações, esse ponto é importante para entender se o seu consumidor está em condições de realizar as suas decisões de compra.

Por que o comportamento de pesquisa é importante para o SEO?

Na prática, o comportamento de busca é importante para o SEO principalmente para entender melhor as intenções de compra do usuário. Os mecanismos de busca recebem atualizações diversas com muita frequência, então sempre que o comportamento dos usuários muda, isso será perceptível nas ferramentas de SEO.

Com o estudo de comportamento de busca feito e uma boa estratégia em mãos, você vai conseguir perceber a diferença e como aparecerá no Google!

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