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O papel da publicidade durante a crise



A pandemia atingiu seriamente diversos segmentos do mercado, afinal, não se trata apenas de um problema de saúde, mas também econômico, e fora as medidas que estão sendo tomadas para ajudar as empresas, a publicidade entra para atuar em uma prioridade específica: não sair de cena.


Desde o início de trabalho no mercado publicitário nos acostumamos a passar por crises econômicas, ainda mais no Brasil, e em geral é neste momento que vemos as empresas em um primeiro movimento, seja pelo nervosismo ou pela intempestividade com o atual cenário e suas incertezas, cortando as verbas de campanhas, e muitas vezes deixando suas agências.


Mesmo a propaganda sendo considerada a “alma do negócio”, muitos acabam esquecendo deste jargão tão clássico acreditando que essa será uma forma de conter gastos e atravessar a turbulência. Mas parafraseando um dos maiores publicitários do nosso país, Nizan Guanaes, “enquanto eles choram, alguns vendem lenços”. Afinal de contas, se a publicidade fosse de fato um trabalho dispensável, por que gigantes do mundo dos negócios ainda se movimentam nos bastidores da comunicação?


Marcas que, por exemplo, sejam esquecidas durante a perpetuação de uma crise, terão bem menos chances de retomarem o seu lugar na preferência do consumidor quando tudo voltar ao normal. Inclusive já existem estudos que fazem apontamentos neste sentido, exemplificando que as empresas que investem mais durante uma crise econômica crescem até 5 vezes mais do que outras.


E diante dos graves acontecimentos desta crise de saúde que reflete na economia, mais do que nunca se torna extremamente relevante a importância estratégica da comunicação nos negócios.


A verdade é que seja antes, durante e principalmente depois da crise, a publicidade é essencial para a continuidade das vendas de uma empresa. Pouquíssimas marcas conseguem manter seus consumidores atentos e ativos sem anunciar.


A publicidade é uma questão de continuidade, criar hábitos e fazer com que uma marca ou produto faça parte da rotina do consumidor. Tendo em vista a importância estratégica da comunicação, não é hora de cortar os investimentos em publicidade, porém, é preciso repensar sua estratégia e adequar suas verbas para fazer frente aos enormes desafios que estão se impondo, e aqueles que ainda estão por vir.


E na crise, a comunicação vale ouro. É o momento de lembrar o seu cliente sobre a importância da sua marca ou dos seus produtos/serviços na vida dele!


E caso você precise dar continuidade e fortalecer ainda mais a sua comunicação com o seu consumidor, nós da Ego estamos sempre a disposição!


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