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Os mercados e  profissionais precisam se adequar e se manter atualizados diante das informações e dos fenômenos ao seu redor, por isso conteúdo é tão importante.

Estratégia de conteúdo: Como montar a sua no YouTube



O YouTube tem crescido esporadicamente nos últimos tempos e ter uma estratégia de conteúdo para a plataforma se tornou algo muito importante para qualquer criador.


Segundo dados da pesquisa Why Video, realizada em agosto de 2020 pela Talkshoppe, a rede social alcançou o topo das plataformas que os consumidores brasileiros afirmam não conseguir viver sem!



Estratégia de conteúdo para YouTube: Algumas dicas:


Quando falamos de montar uma boa estratégia de conteúdo para YouTube, temos algumas dicas essenciais que você precisa seguir para alcançar o engajamento e sucesso do seu canal. Veja quais são elas:


Conheça seu público


Você precisa entender para quem vai criar aquele conteúdo, isso é essencial. Com isso, precisa determinar qual será seu segmento, sua identidade e se tudo isso combina com os interesses do público-alvo. Será a partir disso que você conseguirá entender como deve seguir com os conteúdos dos vídeos.


Tenha qualidade


A produção e edição dos vídeos devem construir uma experiência ao usuário. Não apenas o conteúdo em si deve ser inédito, de qualidade e oferecer algo interessante, mas o visual também. Não é preciso gastar muito, mas é ideal usar equipamentos favoráveis, como uma boa câmera. O cenário também conta, então escolha um lugar ideal para a gravação dos vídeos e com uma boa iluminação.


Faça uma agenda de conteúdo


Criar uma agenda engloba fatores como ter periodicidade e diversidade.


Ao montar um cronograma de publicação, fica mais fácil se organizar para a produção dos próximos conteúdos e também na divulgação deles. Tente criar essa agenda de forma semanal e decida qual será a sua periodicidade. Determine uma quantidade, dia e horário e siga à risca. Afinal, os fãs do seu canal esperam por seus conteúdos e assim saberão quando será o próximo vídeo.


Use formatos diferentes


A diversidade é muito importante para evitar que o seu público não caia na mesmice em seu canal, deixem de seguir ou parem de consumir seu conteúdo. Até porque, eles não querem ver vídeos iguais toda semana.


Por isso, mescle e aproveite os diferentes formatos. Use a imaginação e criatividade.

Algumas dicas de categorias de vídeos são:


  • tutoriais — além de ser um formato que agrada muito, você ainda consegue ganhar autoridade no assunto;

  • help — esse tipo de conteúdo é realizado com o auxílio de buscas que podem aparecer no Google. Conte com o auxílio de ferramentas como SEMrush, Google Trends e o próprio campo de busca do YouTube para ter ideias dos termos mais procurados e criar conteúdos para eles;

  • vlogs — atualmente, esse formato é muito querido pelos usuários do YouTube. Nele, você conta parte de sua rotina, mostra todo o seu dia a dia ou grava alguma experiência. Isso ajuda a te deixar mais próximo dos seus seguidores, criar uma interação e fazer com que eles te conheçam melhor;


Estude seus concorrentes


Entender o que a concorrência está publicando é importante ao montar sua estratégia. Assim, é possível ter um norte sobre o que a audiência gosta ou não, se você está atrasado em algum assunto do momento ou se há algo importante que ele ainda não abordou.


Divulgue!


Seu vídeo precisa ser encontrado, e, para isso, as pessoas precisam saber que ele existe.


Além de contar com as estratégias de palavras-chave, título bem definidos, entre outros, você pode impulsionar a audiência com a divulgação dos conteúdos nas redes sociais — Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, dependendo do vídeo.


Lembre-se de que é importante divulgar o material logo nas primeiras horas depois que ele for ao ar, pois, assim, ele tem mais chances de aparecer nos recomendados e destaques do YouTube.



Erros mais comuns dos YouTubers e seus conteúdos


A parte positiva é que por ser uma plataforma muito utilizada, conseguimos ter parâmetro na hora de criar o nosso próprio conteúdo. Então os erros mais comuns podem servir como exemplos para que o seu canal não siga os mesmos passos.


Por exemplo, ter as motivações erradas é um dos erros mais comuns que vemos no YouTube. A plataforma está sujeita à lei da oferta e procura, visto que é gratuita para criadores e espectadores e paga para os anunciantes. Então a sua motivação principal deve ser entregar conteúdo de valor ao público e ganhar relevância para que a fama e a conversão em dinheiro, venham depois. Com isso, os anunciantes procuram por canais relevantes e que entreguem valor para os seus públicos.


Outro erro constante, é não manter uma periodicidade de conteúdo no canal. É preciso manter uma frequência na postagem do seu conteúdo para ser lembrado pelo potencial público que vai consumi-lo. A frequência incentiva que os inscritos visitem seus outros conteúdos postados, aumentando a visualização do seu canal como um todo.


E aí, preparado para começar e alavancar seu canal na plataforma? Essas dicas de estratégia de conteúdo para YouTube vão fazer a diferença!

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