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Black Friday 2021: Dicas e estratégias para vender mais



Se você trabalha com marketing digital sabe o poder que a data Black Friday representa para quem vende produtos ou serviços pela internet. O intuito deste artigo é compartilhar com você algumas estratégias e dicas para você aplicar em seu negócio na Black Friday Brasil 2021.

O resultado de vendas nessa data é tão surpreendente que muitos e-commerces relatam vender em um único final de semana, o equivalente a um mês inteiro de faturamento. O mais interessante é que se você investir corretamente em campanhas de links patrocinados, Facebook Ads, engajamento e disparo de e-mail marketing, redes sociais etc., você poderá potencializar ainda mais os resultados.

Que dia é a Black Friday em 2021?

Assim como em todos os anos, a Black Friday acontece sempre no mês de novembro, na data após o Dia de Ação de Graças, comemorado nos EUA. Portanto, em 2021 a data cairá no dia 26 de novembro. Ou seja, ainda há tempo de se programar e aplicar as dicas que listamos aqui. 

Tendências para Black Friday 2021

Segundo a  Méliuz, 71% das pessoas entrevistadas pretendem ir às compras durante a data. Então, é uma grande oportunidade de alavancar as vendas do seu negócio.

No entanto, com o cenário mais otimista e a retomada do crescimento de várias áreas da economia, este ano, os consumidores buscam adquirir bens de desejo, e não de necessidade, como no ano anterior. Mas, o que isso muda para o meu negócio? Esse fato indica que você terá que ser mais persuasivo para vender. Afinal, os produtos que os consumidores estão buscando são influenciados pela emoção e, não pela razão.

Outro ponto importante que irá diferenciar a Black Friday 2021 das demais: ela será a mais digital de todos os tempos!

Um número que chamou bastante atenção na Black Friday de 2019, foi o de pessoas que fizeram suas primeiras compras na data. Ao todo,  418 mil brasileiros utilizaram a internet para comprar algum item na Black Friday pela primeira vez. No ano passado, as vendas da Black Friday ultrapassaram R$ 5,1 bilhões, um crescimento de 31% em comparação a 2019, segundo dados da Neotrust/Compre&Confie.

Segundo um relatório produzido pela Opinion Box, em agosto de 2021, os brasileiros já compram predominantemente on-line, independentemente da sua idade. Até mesmo o público 50+ já participa dessa tendência. Por isso, agora mais do que nunca, é hora de ficar de olho nas estratégias que podem potencializar os resultados da sua loja.

Dicas para Black Friday 2021

O que esperar da próxima Black Friday, que acontecerá daqui alguns dias? Bom, diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, onde a maior parte das vendas da Black Friday acontecem em lojas físicas, no Brasil a oportunidade maior concentra-se na internet, através das vendas online. Essa é uma ótima notícia, pois o marketing digital permite você se apoiar em diversas fontes de tráfego, levando suas ofertas a um maior número de pessoas.

Prepare o seu Território

Muitas empresas investem milhares de reais em suas estratégias para Black Friday e acabam esquecendo do mais simples, a estrutura para que o site suporte receber uma grande quantidade de visitas na data da Black Friday. Por isso, certifique-se junto ao seu serviço de hospedagem que o seu plano contratado junto a eles suporta uma boa carga de visitas. Outro ponto importante é certificar-se que o funcionamento do seu site esteja 100% OK. Ou seja, verifique se não existem links quebrados, imagens que não carregam e o mais importante, que o sistema de compra está funcionando perfeitamente.

Ofereça Descontos Realmente Incríveis

Todos nós conhecemos o jeitinho brasileiro de fazer as coisas. Quando a Black Friday surgiu no Brasil, muitos “espertinhos” maquiaram os preços para que eles parecessem menores durante a data. O que acontece é que cada vez mais as pessoas estão atentas ao que é “maquiado” e ao que é realmente um bom desconto. Por isso, não tente enganar as pessoas, ofereça realmente descontos incríveis e suas vendas serão um sucesso!

Dê Tratamento VIP a sua Audiência

Se você vende produtos ou serviços na internet, é bem provável que você já tenha uma audiência, uma cartela de clientes. Que tal conceder a eles um desconto ainda melhor do que aquele que será oferecido para quem nunca comprou nada de você? Esse mega desconto pode ser concedido para as pessoas que fazem parte da sua lista de e-mails ou para aquelas que curtiram sua fanpage. Em outras palavras, se você vai dar 50% de desconto para o público geral, ofereça 60 ou até mesmo 70% para aqueles que já confiam em você, para aqueles que já foram ou são seus clientes.

Esteja Atento ao Mobile

A cada ano que passa, cresce o número de vendas online através de dispositivos móveis (smartphones e tablets), por isso, esteja atento à experiência do usuário. Seu site está preparado para ser acessado por um dispositivo móvel? Se não quiser perder vendas, é bom se atentar a esse ponto. A melhor maneira de descobrir se seu site suporta uma boa navegação em dispositivos mobiles, é através deste teste de compatibilidade do Google.

Aumente e Aqueça sua Lista de E-mails

Nós sabemos que o e-mail é um aliado muito forte para as vendas, por isso que tal aumentar sua lista e promover o engajamento através dela? Ofereça conteúdo de qualidade para as pessoas que assinaram sua newsletter e comunique a elas que você está preparando ofertas incríveis para a Black Friday 2021. Todo brasileiro ama descontos, por isso, aproveite da força que a data oferece, converse com sua audiência e arrase nas vendas!

Invista em Anúncios Patrocinados

O Google Adwords e o Facebook Ads podem te ajudar bastante na Black Friday. Se você tem uma fanpage, promova suas ofertas e descontos para as pessoas que curtiram sua página. A disputa no leilão no AdWords certamente estará alta, mas se você souber trabalhar bem as palavras-chave que utilizará para anunciar no Google, é possível conseguir um bom ROI. Use a criatividade na hora de criar suas campanhas de anúncios e otimize-as, descartando os anúncios que não geram resultado. Posts patrocinados no Twitter também podem trazer bons resultados, uma vez que durante a Black Friday, muitas pessoas fazem uso de hashtags para encontrar descontos, por isso, faça o teste!

Conte com a ajuda da Ego

Que tal conquistar resultados tão incríveis como na Black Friday? Investindo em uma estratégia sólida de marketing digital seu negócio multiplica suas chances de conversão, atraindo um público extremamente alinhado ao perfil da sua marca. 

A melhor maneira de fazer isso? Conte mais sobre o seu negócio pra gente, vamos produzir uma estratégia personalizada, levando em consideração o que é mais crucial para o sucesso da sua empresa.

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