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Os mercados e  profissionais precisam se adequar e se manter atualizados diante das informações e dos fenômenos ao seu redor, por isso conteúdo é tão importante.

A rede social que veio pra ficar: TikTok



Não dá para negar que o TikTok tem ganhado espaço no mercado e acabou se tornando um grande fenômeno quando falamos de redes sociais, né? Os números de pessoas que fizeram download do App são um destaque e, segundo dados divulgados pelo Analyst Center Sensor Tower em 2021, tornou-se o segundo aplicativo mais baixado do ano.


Concorrendo com grandes redes sociais, como o Facebook e Instagram, o antigo Musical.ly, que passou a ser TikTok por conta da aquisição pelos outros desenvolvedores, parece que veio para impactar e ficar por muito tempo no smartphone de muitas pessoas, servindo para diversão, entretenimento e negócios.



Você sabe o que é o TikTok?


O TikTok surgiu por volta de 2018 em uma fusão com o Musical.ly – um aplicativo voltado para música – e trata-se de uma rede social que permite a gravação e divulgação de vídeos com duração bem curta, podendo variar de 15 a 60 segundos.


A proposta do antigo aplicativo voltado para música permanece, porém, a ideia para que ele ganhasse um upgrade para competir com aplicativos maiores do mercado e que fossem do mesmo segmento, foi apresentando formas de interação entre os usuários.


Hoje, o aplicativo é um verdadeiro fenômeno, batendo recordes de download por todo o mundo, dando a oportunidade para as pessoas conseguirem fazer edições criativas e usar uma diversidade de filtros. Esses recursos fizeram com que o TikTok crescesse e além de ser apenas um aplicativo para dublagens, danças e música, tornando-se uma rede social de fato. Nos EUA, por exemplo, o aplicativo já ultrapassou o Instagram e se tornou o mais baixado atualmente.


Logo o que já era esperado aconteceu: a atenção de grandes empresas e a participação de influenciadores para campanhas de divulgação de marcas começou acontecer.



Como o TikTok cresceu tanto?


ByteDance, a desenvolvedora chinesa do App, já havia pensado e estudado em uma movimentação para que o aplicativo fosse considerado um grande fenômeno. Quando a fusão aconteceu, a sua estratégia já era focada na segmentação de mercado e totalmente voltada ao público jovem, com o foco em músicas.


Ao identificar o sucesso que o antigo Musical.ly se tornou, os desenvolvedores chineses já haviam entendido que esse ramo seria algo que cresceria e se tornaria uma ótima oportunidade de negócio. Logo, essa estratégia se tornou o ponto principal para que o número de downloads fosse exorbitante – cerca de 718 milhões até 2019 – e que a popularidade do aplicativo fosse ganhando espaço em tão pouco tempo.



Marketing digital no TikTok


É fato que campanhas bem elaboradas podem proporcionar alcance e resultados incríveis, por isso, muitos influenciadores que viralizam são procurados pelas agências e empresas de marketing para divulgação na plataforma. Com o seu tom mais humorístico e despojado, o conteúdo publicitário no aplicativo atrai jovens e adolescentes.


No próprio TikTok Ads é possível criar anúncios em vídeo e banner que será entregue ao público segmentado e grandes marcas estão aderindo aos anúncios nessa rede social. Obviamente que existem algumas questões que precisam de atenção especial antes de entrar nesse universo. Entender e criar uma estratégia, definir um cronograma de publicações e quais os influenciadores fazem sentido trazer para os seus conteúdos são algumas delas.


Como nesta plataforma tudo viraliza de forma muito rápida trazendo grande visibilidade para as marcas, é preciso pensar bem no que será divulgado e de qual maneira será feita. Veja algumas dicas que você deve seguir para gerar um bom conteúdo:


  • estude o seu público, sua forma de se comunicar e de interagir com os vídeos;

  • poste conteúdos originais e agreguem algo na vida de quem está assistindo;

  • mantenha uma frequência nas publicações.


Agora, basta aproveitar a vasta quantidade de opções para criação de conteúdo e se jogar neste fenômeno!

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